terça-feira, 26 de março de 2013


VINTE E SETE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO
9.ª EDIÇÃO
2013

A nona edição do Vinte e Sete – Festival Internacional de Teatro apresenta 21 espectáculos de 14 companhias nacionais e estrangeiras. Iniciando a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, prolonga-se até ao dia 27 de Abril, com produções para todos os géneros de públicos e escalões etários.
O teatro clássico tem este ano uma presença forte com peças de três autores marcantes da dramaturgia universal: “A estalajadeira”, do italiano Carlo Goldoni, pelos Artistas Unidos, “O doente imaginário” (do dramaturgo francês Molière) e “Gil Vicente na horta” (a partir de textos do autor português Gil Vicente). As duas últimas peças são também razão para acolher no Festival os dois Teatros Nacionais portugueses, o S. João e D. Maria II, respectivamente.
De destacar ainda a inclusão no programa de duas peças premiadas: Três dedos abaixo do joelho”, de Tiago Rodrigues/Mundo Perfeito (Prémio SPA para o Melhor espectáculo de 2012 e nomeação para Melhor Texto 2012) e a já referida “O doente imaginário” (Prémio da Crítica 2012 para a melhor encenação).
Numa vertente mais contemporânea, o Vinte e Sete apresenta peças de companhias e artistas como Teatro da Garagem, Mala Voadora, Palmilha Dentada, Teatro do Bolhão e Mónica Garnel.
A presença estrangeira é assegurada pela companhia espanhola Elefante Elegante, com uma produção para a infância, e pela importante companhia brasileira de dança Deborah Colker, cuja peça “Tatyana” integra a programação complementar do Festival e tem uma sessão para escolas. Da programação complementar faz ainda parte a Companhia Olga Roriz, com a sua última produção coreográfica, “A cidade”.
Para a infância há um segundo espectáculo (“O que vai na cabeça do menino Manuel”, do Teatro Bruto, com texto de Manuel António Pina) e o público escolar pode estabelecer contacto com vários textos vicentinos nas sessões para as escolas de “Gil Vicente na horta”.
O festival Vinte e Sete decorre em Vila Real e Bragança, numa organização dos teatros municipais das duas cidades.