terça-feira, 26 de março de 2013

Quarta, 27 de Março | Teatro de Vila Real | 22h00
O DOENTE IMAGINÁRIO
de Molière
UMA CO-PRODUÇÃO
ENSEMBLE / TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

Um clássico do teatro universal. Uma grande comédia. Prémio da Crítica 2012


O Ensemble traz ao palco o grande clássico de Molière, “O Doente Imaginário”, depois de ter encenado “O Avarento”, espectáculo do mesmo autor cujo êxito reclamou duas temporadas no Teatro Carlos Alberto e foi coroado pelo voto do público no Festival de Almada.

Em “O Doente Imaginário” (1673), Molière não se ri apenas da medicina e da sua parafernália terapêutica, da hipocondria e de toda a sorte de patologias; ri-se também — e sobretudo — do medo da morte. Não por acaso: o dramaturgo francês encontrava-se gravemente doente na altura em que concluiu esta sua última comédia. Acabou por sucumbir, assaltado por convulsões que dissimulou com esgares de riso, quando interpretava o hipocondríaco Argão, uma personagem grotesca no seu egocentrismo, simultaneamente magnética e repulsiva, que o actor Jorge Pinto interpreta magnificamente.

Tradução: Alexandra Moreira da Silva
Encenação: Rogério de Carvalho
Cenografia: Pedro Tudela
Figurinos: Bernardo Monteiro
Desenho de luz: Jorge Ribeiro
Música: Ricardo Pinto
Assistência de encenação: Emília Silvestre
Interpretação: Jorge Pinto, Emília Silvestre, António Durães, Clara Nogueira, Fernando Moreira, João Castro, Vânia Mendes, Miguel Eloy, António Parra, Ivo Luz e Marta Dias

Co-produção: Ensemble – Sociedade de Actores, TNSJ

Duração: aprox. 120 min.
Público-alvo: M/12 anos
Bilhetes: 7 euros (normal) | 5 euros (com descontos)